Os benefícios da revelação especial na vida do cristão

 

Os benefícios da palavra na vida do cristão são inúmeros. A revelação especial, a qual é encontrada somente na Escritura, oferece diversos benefícios para a vida do cristão.

Aqui, sem ser dogmático, vamos intercalar a ideia de benefício da revelação especial na vida do discípulo de Cristo. Porém, antes disso, quero repartir com vocês algumas citações de alguns teólogos sobre a Escritura.

Para Jonh Stott: “[...] a Bíblia continua sendo um best-seller em todo o mundo. [...] paradoxalmente, esse livro muito procurado é também muito negligenciado”.

Eneziel Peixoto de Andrade, teólogo brasileiro, afirma que: “Um dos maiores tesouros herdados pela humanidade é a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada”.

Ainda, Michael Horton, citando George Gallup, afirma que: ‘os norte-americanos reverenciam a Bíblia – mas em geral, não a leem. E porque não a leem, tornaram-se uma nação de ignorantes bíblicos’.

Portanto, ao mesmo tempo que a Escritura tem sua primazia na história também demonstra o quanto é negligenciada. No entanto, antes de prosseguir, fica aqui nossa asseveração de que uma boa teologia, assim como a vida cristã, começa e se desenvolve com a Escritura.

De sorte que não existe vida cristã sem o contato adequado com a Escritura. Por isso, disse Jesus: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim” (Jo 5. 39). Disse Jesus: “Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus” (Mt 22. 29).

Além do mais, a fé verdadeira é gerada pela pregação: “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” (Rm 10. 17). E mais, o conteúdo gerador da fé é o Cristo da Escritura: “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” (Jo 7. 38).

De modo que a fé somente pode ser considerada como verdadeira se o objeto de sua confiança for o Cristo da Escritura. Logo, já que o conteúdo da Escritura é o Senhor Jesus, não ter uma relação estreita com a Escritura é grave, porque não conhecer a Palavra de Deus, também é não conhecer o que ela ensina sobre o Salvador e sua gloriosa obra.

Algumas figuras aplicadas a Escritura mostram alguns benefícios e efeitos dela na vida daquele que entregou sua vida ao Senhor Jesus:

Primeiro, ela é luz e fornece direção para nossa vida: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos” (Sl 119. 105). Nascemos debaixo de trevas. Boa parte da nossa vida é vivida e conduzida perante as trevas. Todavia, quando alcançados pelo Evangelho recebemos a Palavra para ser a nossa lanterna, para não pisarmos em terreno esburacado nem trilhar um caminho escorregadio.

Segundo, ela é alimento e fortalece o cristão: “Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que PROCEDE da boca de Deus” (Mt 4. 4; Dt 8. 3). Existe uma fome dentro da nossa alma que não consegue ser saciada por comida. Somente a bendita Palavra de Deus pode nos alimentar adequadamente.

Perceba que a revelação especial é denominada de comida. Pense num vasto cardápio de comida. A Escritura tem um cardápio variado. A verdade procede da mesma fonte, mas atinge diversas pessoas nas mais variadas necessidades. Sendo assim, a verdade tem aplicação multifacetada.

Apenas para citar um exemplo: “Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os INSUBMISSOS, consoleis os DESANIMADOS, ampareis os FRACOS e sejais longânimos para com TODOS” (1Ts 5. 14). Para o insubmisso, o desanimado e o fraco a palavra é a mesma, mas o trato é diferente e traz benefícios diferentes para a vida do servo de Deus.

Sendo assim, não negligencie a leitura da Escritura nem despreze o seu conselho. Pois, caso proceda assim, então serás privado de seus gloriosos benefícios.

Por: Rev. Fabio Henrique de Jesus Caetano.

Pastor da IPGII – DF.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.