GRATIDÃO MAIS EXPECTATIVA

                 Ontem à noite (30/12/23), enquanto meditava em como iniciar uma reflexão, que expressasse gratidão e expectativa, deparei-me com a dificuldade em transcrever o que sinto e o que aguardo. Daí pensei que seria melhor deixar transparecer um pouco daquilo que carrego no coração, assim como seria saudável rechear a reflexão com o que a Escritura diz sobre gratidão e sobre expectativa. Sendo assim, decidi estruturar em duas partes a reflexão. Espero que a reflexão possa de alguma forma enriquecer sua vida espiritual.

                Em primeiro lugar, começamos com o tema gratidão, porque estamos persuadidos pela Escritura, que diz: “Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para conosco” (1Ts 5. 18). Pense um pouco: Foram 365 dias. Todos doados pelo Senhor Deus. Recebemos cada dia como uma dádiva preciosa de nosso Criador. Por isso, somos gratos por cada segundo, minuto, hora, dia, semana e mês. Somos gratos por cada dia e cada noite. Por fim, somos gratos pelo ano inteiro.

Bem sabemos, porém, que todos os dias vieram com suas marcas e particularidades. As oportunidades e os desafios caminharam lado a lado. As vitórias e as derrotas se cruzam como fio de crochê. As alegrias e as tristezas se intercalaram. Os risos e os choros foram como notas musicais de cada peregrino. O pecado e o perdão também se fizeram presentes. Todavia, prevaleceu o perdão, porque [...] onde abundou o pecado, superabundou a graça” (Rm 5. 20). Aleluia! Que privilégio sermos ovelhas do pastoreio do Senhor Jesus.  

Além disso, o sofrimento e a alegria também se revezaram. Em tudo, porém, fica a grande lição, porque além de sabermos o que diz a Escritura, também experimentamos o seu ensino, a saber: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8. 28). O aprendizado foi notável. Quão precioso é sabermos que tudo foi feito por Deus com propósito definido, isto é, levar-nos à conformação do Senhor Jesus, seu Filho bendito.

O tempo é oportuno. Por isso, à semelhança do salmista, precisamos desafiar a nossa alma, dizendo: “Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo que há em mim bendiga ao seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios” (Sl 103. 1, 2). O último dia do ano é propício para expressarmos a nossa gratidão. Mas, agora chega o momento de deixar 2023 para os anais da história e da memória. O que enseja a nossa segunda reflexão.

Em segundo lugar, avançamos com o tema expectativa, porque entendemos que a Escritura subsidia fartamente a nossa esperança.  As promessas de Deus são nutrientes para a nossa esperança. Veja o que diz a Escritura: “Porque deveras haverá bom futuro; não será frustrada a tua esperança” (Pv 23. 18; 24. 14). Noutro lugar, diz: “Há esperança para o teu futuro, diz o SENHOR [...]” (Jr 31. 17). O cristão é esperançoso por natureza. De sorte que com a chegada de 2024, a expectativa é algo presente na bagagem daquele que é discípulo de Cristo.

Sabemos que para muitos a chegada de um novo ano vem acompanhada de incertezas, de medo e de angústias. Para muitos o futuro é incerto. Por isso, não esperam nada da vida. Sabemos que a realidade não deve ser negada nem ignorada. Os dias são maus. A situação atual tem se revelado difícil. Porém, para o povo de Deus é natural aguardar grandes coisas da parte de Deus. O cristão não tem como negar, a expectativa é como o fermento que permeia toda massa até vê-la crescer.

Para os cristãos, mesmo quando tudo parece conspirar contra todos os nossos planos e contra todos os nossos ideais, como cristãos reafirmamos o nosso credo de convicção, dizendo: “Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR para todo o sempre” (Sl 23. 6). Olhamos para o futuro com o coração encharcado de convicção, porque o SENHOR é o nosso Pastor. Somos ovelhas do seu pastoreio. Portanto, não temos por que temer nem porque entrar em desespero. Nosso amanhã tem um dono. Nosso futuro encontra-se debaixo do governo do Senhor nosso Deus.

Por isso, recebemos 2024 com profunda expectativa. Nossa confiança tem como fundamento a promessa do Deus imutável, eterno e fiel. Creiamos no que diz o apóstolo Paulo: “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades” (Fp 4. 19). Note que o nosso Deus e Pai continuará dispensando sobre a nossa vida o seu cuidado paternal.

Sabemos que a nossa vida não ficará emperrada. O texto santo afirma: “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até o Dia de Cristo Jesus” (Fp 1. 6). Sabemos que a igreja não será detida nem impedida de avançar, pois o Senhor Jesus afirma que: “[...] sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16. 18). Portanto, não tem como pensar diferente daquilo que a Palavra ensina.

Finalizamos a nossa reflexão com uma singela e sincera oração. Senhor, por tua bondade e graça fomos assistidos durante todo o ano de 2023. Somos imensamente gratos por todo bem que fizeste a teu povo. Não merecendo nada tu cuidastes de cada uma de nossas necessidades. Graças te damos e louvamos pelo teu glorioso nome. Agora, ó Deus, graças te damos pela doação de mais um ano novo. Nosso coração está cheio de expectativa. Pai, conceda-nos a bênção de exercermos os nossos dons e vocação para o louvor da tua glória. Que sejamos bons mordomos do tempo que nos concedes. Assim oramos, em nome do Senhor Jesus!

Em Cristo, nosso comum Salvador e Senhor.

Do vosso conservo e pastor, Fabio Henrique de Jesus Caetano.

Família IPGII, Feliz 2024!


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.