VERDADES ENCONTRADAS SOMENTE NA REVELAÇÃO ESPECIAL

    Ficou comprovado que a revelação especial é indispensável para a salvação. Porque a revelação especial fornece o conhecimento necessário para a salvação. 

    Na revelação especial todas as coisas necessárias para a salvação estão claras. Ainda podemos dizer que na revelação especial tudo que alguém precisa saber para ser, viver e crescer como cristão está claro.

    Vamos demonstrar algumas verdades que são encontradas somente na revelação especial porque, por meio da revelação especial, temos as seguintes informações referentes ao conhecimento necessário para a salvação:


    Primeiro, porque somente a revelação especial fala da doutrina do pacto. Veja o que ensina a Escritura: “Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.  E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gn 2. 15-17).
    Na passagem supracitada temos o pacto feito. Já no capítulo 3 de Gênesis temos o pacto quebrado. E por causa da desobediência a comunhão foi perdida. Com isso fica evidente a entrada do pecado e da morte no mundo. Compare ainda, Gênesis 3 com Romanos 5. 12. Tais informações são encontradas apenas na revelação especial, o que torna fundamental conhecê-la.

    Segundo, porque somente a revelação especial fala da doutrina da depravação total. O texto santo é muito claro ao afirmar que: “E o Senhor aspirou o suave cheiro e disse consigo mesmo: Não tornarei a amaldiçoar a terra por causa do homem, porque é mau o desígnio íntimo do homem desde a sua mocidade; nem tornarei a ferir todo vivente, como fiz” (Gn 8. 21). Tudo quanto compõe o ser humano foi afetado.
       A depravação total vem para mostrar a real condição espiritual e moral do ser humano sem Cristo. A condição espiritual na qual o homem prova sua incapacidade de voltar-se para Deus. O homem não pode salvar a si mesmo nem sabe como fazê-lo. As referências a seguir podem ser consultadas, as quais são provas incontestáveis da inaptidão do ser humano (Jó 14. 4; Sl 51. 5; Jr 13. 23, 17. 5; Rm 3. 9-18). A revelação natural não fornece tais informações, mas a especial sim.

    Terceiro, porque somente a revelação especial fala da solução de Deus para o perdido. Aqui temos algo maravilhoso que recebemos tão somente por intermédio da revelação especial. Leia o que diz a Escritura: “Porque Deus amou O mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3. 16). E mais: “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5. 8). Maravilhoso!
    A solução de Deus para o homem perdido envolve uma promessa (Gn 3. 15), a qual aponta para o descendente da mulher que esmagaria a cabeça da serpente. A história linear comprova o cumprimento da promessa (Gl 4. 4, 5). Mostra, portanto, que a obra da redenção foi realizada cabalmente. Com isso, a nossa dívida foi quitada por meio daquilo que Cristo fez na cruz. Várias passagens comprovam esta verdade (Is 53; Jo 19. 30; Cl 2. 13-15; Jo 14. 6; 1Tm 2. 5). Mais uma vez fica evidenciado que apenas a revelação especial traz a boa notícia de salvação.

    Quarto, porque somente a revelação especial fala da exigência feita pelo evangelho. A solução vem inclusivamente de Deus. Porém, mostra aquilo que o homem precisa fazer como resposta ao evangelho. Assim diz a palavra de Deus: “Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galileia, pregando o evangelho de Deus, dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1. 14, 15). Note que o texto fala sobre duas reivindicações do evangelho.
    As duas exigências que o evangelho faz são claras: o pecador precisa crer e o pecador precisa se arrepender. Muitas outras passagens dão a mesma ênfase, como podem ser comparadas nas seguintes referências: (At 2. 37, 38; 16. 31; 19. 18-20; 10. 9; Ef 1. 13). Deus fez o que não podíamos fazer, mas quanto ao homem é preciso crer e se arrepender. Sem a revelação especial a igreja não teria nada para dizer ao mundo.

    Finalizo nossa reflexão com dois exemplos. Penso que os dois referendam o quanto é necessário a revelação especial para a salvação:

    O primeiro diz respeito à oração sacerdotal do Senhor Jesus. Em sua oração Jesus pediu ao Pai: “Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra” (Jo 17. 20). Noutro lugar, Paulo disse que: “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” Rm 10. 17). Fica claro que a revelação especial é necessária para que alguém chegue ao conhecimento de Cristo para ser salvo.

    O segundo diz respeito à conversão do centurião romano. O homem religioso e generoso. Além disso, teve uma experiência fora do ordinário, pois recebeu a visita de um anjo de Deus. 
        Observe o que diz a Escritura: “Morava em Cesaréia um homem de nome Cornélio, centurião da corte chamada Italiana, piedoso e temente a Deus com toda a sua casa e que fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus. Esse homem observou claramente durante uma visão, cerca da hora nona do dia, um anjo de Deus que se aproximou dele e lhe disse: Cornélio! Este, fixando nele os olhos e possuído de temor, perguntou: Que é, Senhor? E o anjo lhe disse: As tuas orações e as tuas esmolas subiram para memória diante de Deus. Agora, envia mensageiros a Jope e manda chamar Simão, que tem por sobrenome Pedro” (At 10. 1-5).

         Mais tarde, quando Pedro teve que prestar um relatório da sua visita ao gentio, um esclarecimento foi dado que contempla a necessidade de compartilhar a revelação especial com as pessoas, mesmo aquelas que são extremamente religiosas. 
        Assim diz a Escritura: “Então, o Espírito me disse que eu fosse com eles, sem hesitar. Foram comigo também estes seis irmãos; e entramos na casa daquele homem. E ele nos contou como vira o anjo em pé em sua casa e que lhe dissera: Envia a Jope e manda chamar Simão, por sobrenome Pedro, o qual te dirá palavras mediante as quais serás salvo, tu e toda a tua casa” (At 11.12-14). 
        Bem, com isso, tocamos num ponto muito importante que envolve a revelação especial. A igreja recebeu uma tarefa, a saber: evangelização. Sua missão é fazer com que o evangelho chegue a todos os povos. Se o que é necessário para a salvação encontra-se exclusivamente na Escritura, logo a igreja precisa evangelizar, porque somente a revelação especial tem a informação sobre o Deus redentor, sobre quem é o homem e o que o homem precisa saber para sua salvação.

Por: Rev. Fabio Henrique de Jesus Caetano.

Pastor da IPGII - DF

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.