DEUS FALA POR MEIO DA REVELAÇÃO ESPECIAL

        Na primeira mensagem demonstramos que Deus fala por meio da revelação natural. Mostramos qual seu propósito, seu alcance e o seu limite. O Seu propósito é atestar a existência de Deus. Seu alcance é geral. Portanto, é universal porque alcança todas as pessoas. Porém, tem uma limitação. Ela revela que existe o Deus criador, entretanto, não o revela como Deus redentor.


Agora sim, estamos preparados para seguirmos para a outra categoria de revelação. Vamos enfatizar o que é a revelação especial, assim como mostrar a sua distinção.


Uma definição da revelação especial se faz necessária. A revelação especial é aquela por meio da qual DEUS SE REVELA, dizendo-nos algo a respeito de si mesmo, mas também acerca da nossa condição de pecador, assim como apresentando a solução DEFINITIVA em Cristo para nossa vida.


Além disso, a revelação especial tem um objetivo que transcende a revelação natural. Enquanto a finalidade da revelação natural é informar que existe o Deus Criador, o propósito da revelação especial é mostrar o ÚNICO meio pelo qual o homem pode voltar a se relacionar com o Criador, Jesus Cristo o Mediador.


A revelação especial faz parte da iniciativa divina. Deus usou homens para entregar a seu povo a revelação de sua vontade. Assim diz a Escritura: “sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” (1Pe 1. 24, 25).


A distinção entre os dois tipos de revelação pode ser vista também na Confissão de Fé de Westiminster, que diz:

Ainda que a luz da natureza e as obras da criação e da providência de tal modo manifestem a bondade, a sabedoria e o poder de Deus, que os homens ficam inescusáveis, “contudo não são suficientes para dar aquele conhecimento de Deus e da sua vontade necessário para a salvação; “por isso foi o senhor servido, em diversos tempos e diferentes modos, revelar-se e declarar à sua igreja aquela sua vontade; e depois, para melhor preservação e propagação da verdade, para o mais seguro estabelecimento e conforto da igreja contra a corrupção da carne e malícia de Satanás e do mundo, foi igualmente servido fazê-la escrever toda. “isto torna indispensável a Escritura Sagrada, tendo cessado aqueles antigos modos de revelar Deus a sua vontade ao seu povo”.


Além disso, o teólogo britânico, John R. W. Stott, afirma que:

“[...] a principal distinção entre revelação de Deus na criação (‘NATURAL’ porque é dada através da natureza, e ‘geral’, porque é dada a todos os seres humanos) e a sua revelação na Bíblia (‘sobrenatural’, porque é dada por inspiração, e “especial’, porque é dada para pessoas específicas, através de pessoas específicas).

    

    Diante disso, percebemos que a revelação especial é indispensável para a salvação. Por quê? Porque a revelação especial fornece o conhecimento necessário para a salvação. Na revelação especial todas as coisas necessárias para a salvação estão claras. Na revelação especial, tudo que alguém precisa saber para ser um cristão, viver como cristão e crescer como cristão está claro. Louvamos ao Senhor Deus por sua revelação especial.

Por: Rev. Fabio Henrique de Jesus Caetano.

Pastor da IPGII – DF.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.