O ESPÍRITO DE CAIM

         O mestre caminhava resolutamente para Jerusalém. Durante a jornada veio a calhar que o Senhor Jesus pediu algumas pessoas que preparassem um lugar para repousar. O pedido foi feito numa aldeia de samaritanos. Porém, como a aparência de Jesus apontava que ele estava indo à Jerusalém, foi negada hospedagem ao Senhor.

        O texto prossegue. A narrativa dá conta que quando os discípulos Tiago e João viram aquela cena, ficaram consumidos pela fúria, e então perguntaram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir?” (Lc 9. 54). A resposta do Senhor Jesus veio na forma de uma repreensão. “Jesus, porém, voltando-se os repreendeu e disse: vós não sabeis de que espírito sois” (Lc 55). A atitude deles revela que não sabiam de que espírito eram.

        Lamentavelmente, há pessoas que não sabem por qual espírito são impelidas. Porém, embora não saibam de que espírito são, a Escritura define a que espírito pertencem, por qual espírito são movidas. Têm pessoas que são do espírito de Caim, o primogênito de Adão e Eva. O que define o espírito de Caim? Quais são as suas características? Como podemos detectá-lo?

        Primeiro, o espírito de Caim quer agradar a Deus por intermédio das obras. “Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim” (Hb 11. 4; Gn 4. 4). Enquanto Abel ofereceu oferta a Deus pela fé, Caim não o fez movido pela fé. Caim também ofertou, mas o fez sem fé. Tudo que você fizer deve fazê-lo pela fé e com a motivação correta. Pois, sem fé é impossível agradar a Deus.

        Segundo, o espírito de Caim não se sente responsável por ninguém. “Disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Ele respondeu: Não sei; acaso, sou eu tutor de meu irmão?” (Gn 4. 9). Como irmão mais velho, Caim devia sim cuidar de seu irmão Abel. Devia sim ser o tutor. A igreja é uma família, portanto, você é responsável sim pelo outro. Você tem responsabilidade sim para com os seus irmãos.  

        Terceiro, o espírito de Caim é homicida. “[...] Caim, [...] era do Maligno e assassinou a seu irmão [...]”. Ao invés de cuidar de seu irmão, Caim se levantou contra Abel e o matou” (Gn 4. 8). Abel foi assassinado fisicamente pelo seu irmão num determinado momento, mas isso já havia acontecido no coração de Caim. Lembre-se: “Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino [...]” (1Jo 3. 15). Não abrigue ódio em seu coração, pois ele é gerado pelo espírito homicida.    

        Quarto, o espírito de Caim fica irado quando é contraditado. “Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante” (Gn 4. 4, 5). Assim que foi contrariado Caim ficou irado. Se quando você é contestado fica irado, cuidado! Pois tal comportamento é característica do espírito de Caim.

        Quinto, o espírito de Caim é invejoso. Caim era filho daquele que de quem Jesus falou que era “[...] homicida desde o princípio [...]” (Jo 8. 44). Caim matou Abel por ser filho do diabo, mas também o fez por inveja: “Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas” (1Jo 3. 12).  Suas obras quando comparadas com as de seu irmão eram repugnantes, o que o levou a abrigar inveja, ira e ódio. Caim ouvia as mesmas verdades excelentes que Abel, porém resolveu fazer de seu próprio modo.

        Qual espírito tem regido a sua vida? A que espírito você pertence? Não seja como Caim, seja como o Justo Abel. Adore a Deus pela fé; cuide de seus irmãos e familiares, tanto os da família da fé quanto os consanguíneos; não guarde rancor em seu coração, não tenha ódio, tenha amor; não seja iracundo, seja manso e tenha domínio próprio, agindo assim serás uma bênção; aceite ser contraditado, entenda que nem sempre você tem razão, na verdade a maioria das vezes sua posição e opinião não são as melhores; não seja invejoso, tenha alegria com os outros e com aquilo que fazem melhor do que você. Por fim, “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados e andai em amor, como também Cristo nos amou [...]” (Ef 5. 1, 2); “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus” (Fp).

Por: Rev. Fabio Henrique de Jesus Caetano.

Pastor da Igreja Presbiteriana do Guará II – DF.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.