CRISTO, VOCÊ E A OBEDIÊNCIA.



Direto ao ponto: obedecer, por quê? Obedecer a quem? Todos têm um senhor a quem serve. Aquele que está sem Cristo vive debaixo de um governo. Quem ainda não nasceu de novo obedece ao comando do mundo, atende à voz do príncipe da potestade do ar, fica debaixo da égide do espírito que agora atua na vida do filho da desobediência. Leia o texto a seguir para comprovar a verdade supra (Ef 2. 1, 2).Na verdade, tal pessoa anda segundo as inclinações da carne e faz a vontade da carne (Ef. 2. 3).Aquele que vive conforme o comando de seus desejos, de suas ambições pecaminosas, com toda certeza vive de forma desregrada e alheio à vontade de Deus. Portanto, enquanto não recebe nova vida, é um servo escravizado pelo mundo, pela carne e pelo diabo. Além disso, o homem que não tem Cristo como seu Senhor por certo não é um ser humano livre, pois é escravo do pecado. Além do mais, o homem sem Cristo é inimigo de Deus.

Todavia, a situação pintada acima muda quando Deus implanta no homem o princípio da nova vida. Imediatamente, o homem sai de uma condição perdida para um status de nobreza. Ele, que antes era inimigo, agora se torna amigo de Deus. O texto a seguir é esclarecedor: ”Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer” (Jo 15.13-15). Porém, algo importante precisa ser ressaltado. Aqueles que são amigos de Cristo recebem uma condição demonstrativa. Veja que o Senhor Jesus enfatiza: “Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando” (Jo 15.14).A obediência é uma demonstração comprovativa que mostra de modo inequívoco a sua relação com Cristo.

Agora, antes de finalizar, precisamos entender que obediência não é sinônimo de perfeição. Talvez você tenha tido dificuldade de fazer distinção entre tais conceitos, porém, uma vez esclarecidos, não podemos nos esquivar de nossa responsabilidade na matéria tratada. Talvez você tenha achado difícil obedecer àquilo que o Senhor ordena. Entretanto, uma marca daquele que é discípulo de Cristo é a obediência. Seja obediente ao Senhor. Cristo deu a sua vida pelos seus amigos. Que privilégio! Em Cristo Jesus aconteceu aquilo que ensina a Escritura: “A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança” (Sl 25.14). Logo, urge a necessidade de responder à seguinte pergunta: você professa que é de Cristo e em sua relação com Ele existe alguma evidência de obediência que comprove que você é amigo d’Ele? Conversem sobre as suas dificuldades e fraquezas e orem uns pelos outros. O Senhor exige obediência de seus amigos, mas também concede graça e poder para obedecê-lo.

Para refletir: “Se você quer realmente entender em que um homem acredita, não ouça o que ele diz, mas observe o que ele faz” (Maurice Blondel).

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.