A PEDAGOGIA DA GRAÇA

Texto Bíblico: “Educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos [...] sensata, justa e piedosamente.” (Tt 2.12).

Hoje, fala-se bastante sobre educação. Muitos acreditam que as mudanças sociais alcançarão o seu êxito por intermédio da instrução. A sociedade, porém, pode até informar o intelecto e preparar as pessoas para a inclusão social, mas não pode mudar o coração nem transformar o comportamento do ser humano. Todavia, a manifestação da graça salvadora vem acompanhada de múltiplos benefícios. A graça nos alcança caídos e coloca-nos de pé, encontra-nos com o entendimento obscurecido e ilumina a nossa mente.

A graça tem método, alvo e conteúdo. Além de salvar, matricula o homem na escola da piedade. Prepara o crente para uma vida santa. Sua finalidade é conformar-nos à imagem do Filho de Deus. Ensinar-nos a viver. A graça no seu exercício pedagógico desconstrói os fundamentos velhos e edifica novos pilares, substitui hábitos pecaminosos por hábitos santos, remove os valores mundanos pelos do reino de Deus. Nosso destino é o céu e a graça nos prepara para vivermos como cidadãos da pátria celestial aqui e agora. A instrução da graça começa aqui na terra e termina lá no céu.

Oração: Senhor Deus, ensina-me a cada dia a respeito da tua graça. Que o entendimento das implicações da graça me estimulem a colocá-la em prática na minha vida. Em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.