ELEIÇÃO, UMA QUESTÃO DE MISERICÓRDIA

 

Para muitos a doutrina da eleição incondicional é incompatível com a justiça divina. Pensam que é inconcebível que o Deus Justo e amoroso tenha escolhido algumas pessoas dentre a humanidade caída e deixado as demais pessoas mortas nos seus delitos e pecados.

 

A ideia é a seguinte: Deus é justo, portanto, Ele não pode escolher alguns para a salvação e rejeitar outros. Deus não faz acepção de pessoas. Com certeza Deus não faz acepção de pessoas, mas esta não é toda verdade. Isso parece bonito, tem um som agradável, carregado de piedade, mas padece de fundamentação bíblica. Essa afirmação merece uma averiguação mais acurada das Escrituras.

 

Para fundamentar o argumento a respeito do amor de Deus, alguns evocam o testemunho de Atos 10. 34, que diz: Então, falou Pedro, dizendo: reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas. Como é perigoso tomar um versículo fora do contexto para justificar um ponto de vista teológico, cujos pressupostos estão fincados em areia movediça. O que o texto nos ensina é que não existem barreiras raciais para impedir a manifestação da graça salvadora.

 

Acompanhe a narrativa da Escritura. Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, depois do derramamento do Espírito Santo, a salvação extrapolou as muralhas geográficas de Israel (At 2). Após isto as rédeas foram tiradas das mãos dos judeus. Basta ler Atos 10. 35, texto que vem logo a seguir, o qual diz: pelo contrário, em qualquer nação, aquele que teme e faz o que é justo lhe é aceitável (At 10. 35).

 

Mas, além disso, esse versículo não está ensinando sobre soteriologia, ou seja, sobre doutrina da salvação. Muito embora haja nele alguns elementos os quais fazem parte deste ensino. É preciso ficar claro, pois do contrário, esse texto estaria ensinando sobre a salvação pelas obras, algo que é combatido pelas Escrituras de Gênesis ao Apocalipse.

 

Além do mais, o contexto do texto mencionado nos ensina, que até aquele momento, o centurião romano chamado Cornélio, ainda não era salvo, porque a salvação não é pelas obras. Cornélio tinha várias prerrogativas religiosas e morais, mas, ainda assim, não era salvo. O exemplo desse homem foi um excelente instrumento pedagógico para desconstruir os preconceitos raciais arraigados entre os judeus.

 

Ainda na tentativa de substanciar seu argumento acerca da incompatibilidade entre a eleição e a justiça divina, alguns citam a pergunta feita pelo patriarca Abraão: Não fará justiça o Juiz de toda a terra? (Gn 18. 26). Fico irritado ao ver essas argumentações descabidas e falaciosas, que pegam o texto e fazem dele um nariz de cera, isto é, retiram do seu contexto e colocam onde bem querem. Isso é infidelidade hermenêutica. Essa postura deve ser classificada como prostituição doutrinária.

 

Claro que, de acordo com o texto dentro do seu contexto, Deus jamais executaria seu juízo, ou a sua ira contra os justos. Podemos exemplificar isso com o justo Ló, Deus o tirou de Sodoma e Gomorra para que não fosse fulminado com os homens ímpios daquelas cidades. Portanto, esse versículo jamais deve ser tomado para justificar que a eleição incondicional é uma injustiça divina.

 

Na verdade, a eleição incondicional não é uma questão de justiça, mas de misericórdia. Justiça seria se Deus tivesse sentenciado todos os descendentes dos nossos primeiros pais à prisão perpétua, isto é, ao inferno. Existe injustiça da parte de Deus por ter amado alguns e rejeitado a outros? A Escritura responde: De modo nenhum (Rm 9. 14). A verdade é que: não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia (Rm 9. 16). 

 

Portanto, se nalgum momento o assunto sobre a consoladora doutrina da eleição vier a baila, lembre-se que a eleição incondicional não é uma questão de justiça, mas de misericórdia. Justo seria Deus mandar toda raça humana para o inferno, misericórdia é Deus escolher alguns da raça humana para salvação em Cristo. Então, louve a Deus, pois Ele o contemplou com sua misericórdia.

 

Por: Rev. Fabio Henrique de Jesus Caetano.

Pastor da IPGII - DF.   

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.