CONFIE NO PLANO DELE

          O que sentimos nos leva a certas conclusões. Por exemplo, às vezes somos tendentes a pensarmos que tudo está dando errado por causa daquilo que estamos enfrentando. Concluímos, portanto, que tudo está indo de mal a pior. Vou ser franco com você: já pensei assim muitas vezes. Na verdade, não só pensei, já falei assim. Diante disso, algumas perguntas pululam em nosso coração. Perguntas tais como: “Por que agora? Por que comigo? O Senhor acha que é justo? Onde está o Senhor na hora que mais preciso? Será que o Senhor se importa mesmo? Se Ele me ama, então por que estou enfrentando essa situação?” E tantas outras indagações aparecem. Tudo acontece porque não conseguimos entender o propósito daquilo pelo qual estamos passando.

            A situação se assemelha ao corretivo que o pai aplica ao seu filho. Quando os filhos são disciplinados pelo pai nem sempre compreendem o valor daquilo que foi feito. Os filhos não entendem o motivo de estarem passando por aquela situação, pois ser disciplinado não é nada confortável. O pai, porém, sabe que a disciplina é vital para o crescimento de seu filho, ainda que provoque algum tipo de desconforto ou sofrimento, ela é o meio pelo qual lições são aprendidas. Só para citar um caso, Israel enquanto povo de Deus foi levado para o cativeiro babilônico, haveria de ficar em terras estranhas por 70 anos. O cativeiro era uma forma de Deus disciplinar o seu povo amado. Todavia, por não compreender a finalidade daquela situação o povo questiona. Ficar noutra terra, longe de sua pátria amada, por um período longo, era algo incompressível.    

            Sabe de uma coisa? Também nos sentimos desse jeito muitas vezes. É assim também comigo. É assim também com você. Acontece que muitas vezes tentamos ocultar aquilo que estamos sentindo ou pesando sobre a nossa sorte. Por não compreendermos, por não entendermos, somos dados a queixas, a pessimismos e a uma visão baseada naquilo que os nossos olhos conseguem ver. A bem da verdade, não sabemos mesmo porque aquilo está acontecendo. Porém, o Senhor Deus pensa diferente. Quando nada se encaixa em nossa pretensa razão, o Senhor fala em alto e bom som: “Vocês não sabem porque isto está acontecendo nem compreendem a priori, talvez jamais entenderão. Todavia, Eu tenho algo maravilho para vocês, diz o Senhor”.

            Muitas de nossas crises decorrem da não compreensão do que tem acontecido, e pelo desconhecimento que temos do futuro. Não sabemos nem sempre entendemos, mas o Senhor afirma que tem um plano maravilhoso. Entenda bem, há sempre um propósito, e mesmo que não saibamos a sua finalidade, ele visa o nosso bem. Talvez você esteja sofrendo por causa de tudo que tem acontecido ultimamente. Talvez você tem sido assaltado constantemente pela ansiedade nesses últimos dias. Ouça a voz do Senhor. Ele afirma: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais” (Jr 29. 11). Você pode até não saber nem entender, mas o Senhor sabe, e mais do que saber, Ele tem um plano abençoado e abençoador para a nossa vida. Por isso, não questione, mas confie no plano Dele.

            Sabe de uma coisa? Nem sempre vamos compreender, mas precisamos crer. Nem sempre vamos conhecer a razão, mas vamos experimentar o processo que vai culminar em um resultado maravilhoso. Faça coro com o apóstolo Paulo: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8. 28). Quase sempre não compreendo, porém sei que o resultado será extraordinário. Então, mesmo quando as coisas não fizerem sentido, continue confiando no plano Dele.

Por: Rev. Fabio Henrique de Jesus Caetano.

Pastor da Igreja Presbiteriana do Guará – DF.   

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.