TEMPO DE ELABORAR PLANO – SEGUNDA PARTE

Faça planos para o próximo ano. Deixe o comodismo de lado. Organize agora mesmo as suas ideias.

Uma etapa do tempo passou, mas, entenda que agora é tempo de elaborar novos planos. A Escritura ensina sobre a legitimidade de assim o fazer, diz o pregador: “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR” (Pv 16. 1). O texto fala de duas pessoas. A primeira pessoa é cheia de limitações, a segunda pessoa é ilimitada. Uma tem a visão parcial, a outra consegue ver tudo quanto existe. Uma vive no andar de baixo, a outro no de cima. Uma vive na terra, a outra embora visite os homens na terra, mora no céu. A primeira pode elaborar planos, mas só a segunda tem o poder para concretizá-los.

v                           Duas coisas aqui merecem destaque:

Primeiro, o homem pode elaborar planos. Está escrito: “O coração do homem pode fazer planos [...]” (Pv 16. 1). O ser humano pode elaborar planos, fique sabendo que é da natureza humana planejar e isso faz parte do fato que o homem é imagem de seu Criador. A priori um plano não passa de algo de caráter subjetivo, às vezes não passa de uma boa ideia. Todavia, depois de um tempo o plano precisa ser colocado num papel, faz-se necessário que o mesmo ganhe um caráter objetivo. Enquanto for uma ideia não será possível executá-lo. O plano precisa sair do porão do coração para a varanda da mente. Ele precisa sair da obscuridade do coração para então estar debaixo dos raios da luz do intelecto.

Saiba de uma coisa: você pode elaborar planos. Faça planos para o próximo ano. Deixe o comodismo de lado. Organize agora mesmo as suas ideias. Tire de seu coração as boas ideias e tome a iniciativa de colocá-las agora mesmo no papel aquilo que você tem idealizado.

Segundo, o homem deve elaborar planos. A ideia de dever traz consigo e vem acompanhada de obrigatoriedade. Uma pessoa que não é capaz de elaborar planos com toda certeza ficará a mercê da situação da outra. Você precisa se organizar. O dever de elaborar planos é meu, é seu, é nosso. Você precisa estabelecer alguns alvos na vida. Precisa ter uma meta, precisa perseguir os seus objetivos. É tempo de elaborar planos. É tempo de criar um projeto de vida e para a vida.

Fique atento, embora Deus tenha um plano eterno, entretanto, não eximiu o homem da responsabilidade de elaborar os seus planos. Cabe ao homem e a mulher planejar, e a Deus concretizar. O homem tem a competência de elaborar projeto, mas é Deus que tem a onipotência para fazer com que estes sejam devidamente executados e concretizados.

O provérbio lido fala que é lícito ao homem fazer planos. Não existe nada de errado em elaborá-los, pelo contrário, é legitimo e saudável elaborar planos. Na verdade, é nosso dever planejar as coisas. O que não podemos esquecer é que existem os nossos planos, mas também existe a vontade soberana e sábia do Senhor, por isso mesmo, fazer planos não é sinal de falta de fé. Aliás, você pode e deve fazer planos, contudo, você não pode é achar que eles serão concretizados por causa da sua engenhosidade, força e sabedoria. Você precisa ficar ciente de que o seu plano nunca dará certo se Deus não tiver um plano para você, até parece contraditório, mas não é. Devemos fazer planos, mas o Senhor é quem diz o sim.

Mas, fique certo de uma coisa, se Deus tem um plano para você, então nada nem ninguém poderá impedir a concretização de seu plano. "O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR" (Provérbios 16:1). Faça planos, mas também não se esqueça de que a resposta vem do Senhor. O homem não sabe se os planos vão dar certo, o Senhor pode tornar em realidade aquilo que foi colocado no papel. O homem pode fazer os planos, mas somente o Senhor Deus pode dizer: aprovado!

Você pode fazer plano e deve elaborar plano. Contudo, além disso, você precisa se empenhar e empregar uma disciplina para que as coisas sejam exitosas. Todavia, mais importante ainda é achar graça diante do Senhor para ter o plano concretizado. Conte com aprovação do Senhor. Você faz o plano aqui na terra, mas somente o Senhor pode dizer o sim lá do céu. Se Ele disser sim, então as coisas acontecerão aqui na terra. “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR” (Pv 16. 1). Não deixe de planejar. É tempo de elaborar, tenha um plano e coloque-o todo diante do Senhor e após elaborar diga: “Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo” (Tg 4. 15).

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.