Educação Cristã no Século XXI.

Educação Cristã no Século XXI.

A educação sempre fez parte da história dos homens. Mas, à medida que os tempos vão se passando há uma necessidade urgente de se criar novos métodos, para que o ensino não se torne irrelevante. Com a avalanche de novidades tecnológicas e das descobertas cientificas, urge na mesma proporção a tentativa de reavaliar ou reestruturar os métodos pedagógicos, tanto na área secular quanto na esfera eclesiástica. 
 
As transformações têm ocorrido de modo abrupto na sociedade pós-moderna, e com isso, os padrões tradicionais têm sido solapados por estas mudanças. As mudanças são extremamente necessárias numa sociedade em constante evolução, mas são também destruidoras. Pois, uma das marcas da pós-modernidade é o desconstrucionismo, que destrói tudo que foi erigido, construído e não se coloca nada no lugar daquilo que foi demolido. Nesta era, nada se constrói, e, tudo é criticado. 
 
O método mais utilizado hoje, tem sido o audiovisual em termos gerais; e ainda o método “fast food” aquele que mostra resultados imediatos. Sem dúvida, estes métodos têm causado mudanças na área da pedagogia, mas não têm produzido ensino enraizado no âmago do ser humano e nem tão pouco atingido o homem em sua integralidade ou totalidade. Com isso aprendemos uma coisa importante, que os métodos precisam ser servos da essência.

Diante de todas estas transformações e desafios, a igreja precisa repensar o seu papel no que tange ao ensino cristão. Nem tudo na era pós-moderna é ruim. Esse é também tempo de oportunidade. No entanto, cabe a igreja ler o seu contexto, a realidade, e fazer uma digressão e mostrar o outro lado da moeda. Não precisamos jogar tudo que existe fora, mas precisamos reler a história, pois a educação cristã tem sido retardada, não por falta de conteúdo, mas por falta de metodologia ajustada com o homem e com o tempo . Sendo assim, um pouco de criatividade, uma pitada de iniciativa e uma boa dose de ousadia e discernimento não faz mal a ninguém. 
 
A igreja deve criar e se “aventurar” e avançar de modo dinâmico. Sua tarefa deve está estribado na Palavra de Deus, seu alvo deve ser a transformação dos homens e a glória de Deus. De sorte, que a liderança da igreja deve criar métodos que revolucionam sua geração, deve dinamizar a sua metodologia e avançar na docência. Diante disso, precisamos entender que Educação Cristã tem como “fim” formar o caráter cristão pelo conteúdo da Escritura cujos métodos sejam atuais.

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