O REINO ETERNO DE DEUS CHEGOU

 
[...] como viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxílio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro.

O sonho do rei Nabucodonosor, assim como a interpretação de seu sonho contempla a existência de quatro reinos que entrariam em colapso, como fato entraram, para então, dar lugar ao reino eterno. O sonho contemplava uma grande estátua: “A cabeça era de fino ouro, o peito e os braços, de prata, o ventre e os quadris, de bronze; as pernas, de ferro, os pés, em parte, de ferro, em parte, de barro” (Dn 2. 32, 33).
As quatro partes mencionadas: ouro, prata, bronze, ferro e barro; é a menção de quatro reinos humanos que seriam suplantados pelo reino eterno de Deus. Assim afirma a Escritura: "Mas, nos dias destes reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos estes reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre, como viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxílio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro. O Grande Deus fez saber ao rei o que há de ser futuramente. Certo é o sonho, e fiel, a sua interpretação” (Dn 2. 45, 46). Creio que o tempo de tais reinos já passou, porque o reino que iria suplantar os tais reinos já chegou. Ele chegou quando o Filho de Deus se encarnou (Jo 1. 14). Na linguagem de Paulo, “vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou o seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei” (Gl 4. 4). O nascimento de Jesus Cristo mostra a chegada definitiva do reino. Portanto, o reino de Deus já chegou.
Todavia, o Rei do Reino de Deus que nasceu teve que morrer. Ele morreu para comprar um povo escravizado, para fazer desse povo um povo livre. Paradoxalmente a glória do reino de Deus repousa no fato que o seu Rei nasceu, cresceu, morreu, e por fim, no terceiro dia ressuscitou e foi assunto aos céus. De modo que o Rei do Reino de Deus é poderoso porque venceu o mundo, o diabo e a morte. Ele matou a morte com a sua morte. Todos os reis que vieram antes do Rei do Reino de Deus, efetuaram conquistas, evidenciaram glória e poder.
Os reinos humanos, entretanto, não foram perpetuados, porque todos os reis que representavam os reinos supracitados (ouro, prata, bronze, ferro e barro) foram vencidos pela morte. Cristo, porém, o Rei de reis, assegurou a perpetuidade de seu reino, porque venceu a morte. Somente um Reino cujo Rei é eterno também pode garantir a permanência eterna de seu Reino. Cristo é a pedra que foi cortada sem o auxílio de mãos humanas. Ele é a pedra que destruiu a estátua e encheu a toda a terra. O Reino de Cristo já chegou, mas sua consumação plena acontecerá por ocasião da vinda de Jesus Cristo, o Rei dos reis e Senhor dos senhores.   
Quer mais, então vá ao link: https://www.youtube.com/watch?v=eXBYt2Sf_BE
Rev. Fabio Henrique de J. Caetano

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.