O PERIGO DE IGNORAR A HISTÓRIA

"Tu, Belsazar, que és seu filho, não humilhaste o teu coração, ainda que sabias tudo isto" (Dn 5. 22)

O rei Nabucodonosor foi um líder a quem o Senhor concedeu glória e poder. Foi um homem que segundo a boa mão do Senhor efetuou muitas conquistas. Todavia, por causa de seu orgulho foi expulso de entre os homens e passou a viver entre os animais, como se animal fosse. Depois de um tempo, o rei se humilhou e reconheceu que o Senhor é o Rei do céu, e que, portanto, "pode humilhar aos que andam na soberba" (Dn 4. 37).
O príncipe, entretanto, filho de Nabucodonosor, assim que assumiu o governo trilhou o caminho da arrogância, bem como o seu pai havia feito. Entretanto, o seu erro gravíssimo foi ignorar a história que bem conhecia. Daniel rememora os feitos históricos ao rei Belsazar sobre o ocorrido com o seu pai, o rei Nabucodonosor. O profeta diz: "Tu, Belsazar, que és seu filho, não humilhaste o teu coração, ainda que sabias tudo isto" (Dn 5. 22).
Ignorar a história é um perigo terrível. A história não é apenas um instrumento informativo. A história é um instrumento para apontar o caminho que não deve ser seguido. Desprezar os acontecimentos do passado pode fazer com que culminemos numa tragédia irreparável. Conheça a história, tire dela lições para a sua vida, e sobre tudo, mude o curso do seu caminho. Seja humilde para não ser abatido pelo Senhor da história, pois Ele efetivamente: "resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça" (2Pe 5. 5).
Parte superior do formulário

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.