RAZÕES PORQUE VOCÊ DEVE ANUNCIAR O EVANGELHO

      
A igreja precisa pregar o evangelho, mas precisa fazê-lo pelas razões corretas. 
       A igreja foi comissionada por Cristo para anunciar a boa nova de salvação a todos os povos. Tenho certeza que, disso nenhum cristão tem dúvida. A mensagem é muito clara. De sorte que nenhum cristão tem desculpa para se esquivar daquilo que foi ordenado pelo Senhor Jesus. Todo aquele que foi alcançado pela mensagem gloriosa do evangelho sabe que existe uma missão a ser realizada, pode ser que você não esteja realizando aquilo para o quê foi comissionado a fazer. Aliás, não é incomum o cristão ter conhecimento sobre determinadas verdades, e, entretanto, não fazer o que conhece ou o que sabe. É uma desobediência contumaz saber que existe algo para fazer, e, entretanto, não fazer o que se sabe que deve ser feito. Daí, muitas vezes, mesmo sabendo que algo deve ser feito, ainda assim, perguntamos: por que devemos pregar o evangelho? Mesmo que haja clareza e o imperativo da tarefa seja inconfundível, muitos cristãos querem que razões sejam apresentadas. Muitos perguntam: por que temos que pregar o evangelho? Sendo assim, vamos elencar aqui as seguintes razões porque você deve anunciar o evangelho:
Em primeiro lugar, porque o homem é pecador. A Escritura afirma que: “[...] todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm 3. 23). De acordo com a Escritura todos os seres humanos, indistintamente, são pecadores: homens e mulheres, pequenos e grandes, letrados e iletrados, brancos e negros, pobres e ricos, todos são pecadores. Por ser pecador, o homem não merece a salvação nem pode salvar a si mesmo. Logo é tarefa da igreja tanto falar da situação do homem quanto mostrá-lo que Jesus é a solução para a sua condição. Daí a importância da igreja proclamar a boa notícia do céu para os homens aqui na terra. Embora não seja esta a principal razão, mas é uma razão a ser considerada.
Em segundo lugar, porque o Senhor Jesus ordenou. A ordem é clara: “E disse-lhes: ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura” (Mc 16: 15). A ordem não veio da terra, mas do céu. Não veio debaixo, mas de cima. Não veio da instituição nem de governo algum, mas foi dada pelo Senhor dos senhores, pelo Rei dos reis. A igreja pode até recusar a cumprir aquilo que o Senhor Jesus ordenou, mas desobedecê-lo é pecado. Logo a segunda razão pela qual a igreja deve pregar é a ordem imperativa do Senhor. Portanto, não fazê-lo é uma desobediência gravíssima. Cabe a igreja pregar o evangelho todo, para todas as pessoas e em todo o mundo.
Em terceiro lugar, porque o Senhor deseja que os homens conheçam a verdade. Assim está escrito na Palavra de Deus: “[...] Deus, nosso Salvador, [...] deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (1Tm 2: 3, 4). O pecado afetou o intelecto de todo homem. Além disso, o deus deste século quer manter o entendimento do incrédulo obscurecido. Como se não bastasse o homem vive no engano do pecado, sua vida é regida pela mentira. Todavia, disse Jesus: “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8: 32). Por isso mesmo, o cristão precisa pregar, porque a pregação é o meio escolhido pelo Senhor para que a mentira seja dissipada, para que as trevas do engano sejam vencidas pela luz da verdade do evangelho. Logo, a terceira razão é fazer com que o pecador conheça a verdade que pode libertá-lo da escravidão do engano do pecado.
Em quarto lugar, porque Cristo é o único mediador entre de Deus e os homens. Quanto à verdade aqui destacada, a Bíblia diz: “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (1Tm 2: 5). Certa feita, quando o Jesus ensinava os discípulos sobre a casa do Pai, onde tem moradas para todos os seus filhos, um discípulo chamado Tomé, perguntou: “Senhor, [...]; como saber o caminho?” (Jo 14: 5). Ao que Jesus respondeu: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão for por mim” (Jo 14: 6). Algumas pessoas pensam e afirmam que todas as religiões levam o homem a Deus. Mentira! Não é verdade que todas as religiões levam o homem a Deus. A bem da verdade, nenhuma religião leva o homem a Deus. Religião alguma pode conduzir o homem a presença de Deus, nem mesmo Maria, a mãe de Jesus tem a competência para conduzir um pecador a Deus Pai. Quem pode introduzir uma pessoa à presença de Deus Pai é o Senhor Jesus Cristo, o seu Filho Eterno, somente Ele pode fazê-lo. Ninguém mais pode levar uma pessoa a Deus, somente aquele que tem a prerrogativa legal para mediar a relação que foi interrompida pelo pecado. Eis aqui, portanto, a quarta razão.
Em quinto lugar, porque a pregação da Palavra é o único instrumento escolhido para gerar fé salvadora. Na oração sacerdotal de Jesus temos um claro exemplo daquilo que aqui acentuamos: “Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra” (Jo 17: 20). Noutro lugar, afirma a Escritura: “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” (Rm 10: 17). Quando Paulo discorria sobre toda sorte de bênção espiritual que os cristãos foram abençoados na região celestial, ele contemplou também a necessidade ou importância de pregar o evangelho, que o homem tem que ouvir o evangelho da salvação e também precisa crer na mensagem do evangelho. Ele disse: “em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, foste selados com o Santo Espírito da promessa” (Ef 1: 13). Portanto, a igreja precisa proclamar o evangelho porque é o instrumento escolhido por Deus para salvar o pecador.
Em sexto lugar, porque a glória do Senhor precisa ser conhecida. Quanto ao ponto aqui em destaque, a Escritura diz: “[...] venho para ajuntar todas as nações e línguas; elas virão e contemplarão a minha glória. Porei entre elas um sinal e alguns dos que foram salvos enviarei às nações, a Társis, Pul e Lude, que atiram com o arco, a Tubal e Javã, até as terras do mar mais remotas, que jamais ouviram falar de mim, nem viram a minha glória; eles anunciarão entre as nações a minha glória” (Is 66:18, 19). Talvez esta seja a razão mais negligenciada pela igreja. Às vezes ouvimos que temos que evangelizar por amor aos pecadores, temos que evangelizar para que a igreja cresça e outras razões que não cabe aqui mencionar. Todavia, diríamos que a glória de Deus é a principal razão para que a igreja empreenda todos os seus esforços e recursos na obra missionária. Temos que ter bem assentado em o nosso coração que a proclamação deve visar e tornar a glória de Deus conhecida. Sua glória precisa ser conhecida. O que movia o coração do apóstolo Paulo era a verdade da glória de Deus. Desde que o pecado entrou no mundo o homem deixou de glorificar o seu Criador. O Senhor não está sendo glorificado nem tem recebido a glória devida ao seu santo nome, pois a idolatria tem ofuscado a sua glória excelsa. E, portanto, o único meio de tornar a glória de Deus conhecida é por intermédio da pregação do evangelho.
A igreja precisa pregar o evangelho, mas precisa fazê-lo pelas razões corretas. Quando a igreja realiza a sua missão evangelística sem considerar as razões que devem mover as suas motivações, ela corre o risco de cair num abismo que a afastará do centro da vontade de Deus. Por isso mesmo, a igreja precisa considerar a sua tarefa à luz daquilo que a Escritura ensina. Ela deve anunciar o evangelho porque o homem é pecador, porque Cristo ordenou, por Deus quer que o homem conheça a verdade, porque Cristo é o único mediador, porque a palavra é o meio escolhido por Deus para alcançar os perdidos, e, finalmente, porque a glória de Deus precisa ser conhecida. Igreja, pregue o evangelho, somente o evangelho, o evangelho todo, o evangelho em todo tempo, o evangelho para todas as pessoas.  
   

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.