A GRAÇA QUE PROCURA

Naquela época o menino tinha apenas cinco anos de idade.


A Bíblia narra a história de um personagem chamado Mefibosete que foi forçado a viver escondido. Após a morte de seu avó, o rei Saul, bem como a morte de seu pai, o príncipe Jônatas, o neto do rei teve que viver no anonimato. A notícia acerca da morte de seus ancestrais deixou a babá de Mefibosete amedrontada, pois era comum naquele contexto efetuar também a morte de todos os possíveis herdeiros do reinado que podiam ascender ao trono. Com isso em mente, a ama de Mefibosete fugiu às presas com o menino, numa tentativa desesperada de protegê-lo. Porém, diz a Escritura que: “apresando-se ela a fugir, ele caiu e ficou manco” (2Sm 4. 4).
Naquela época o menino tinha apenas cinco anos de idade. Portanto, aos cinco anos de idade a vida de Mefibosete foi marcada por uma tragédia. O menino ficou aleijado, foi viver escondido e passou a viver sob o pavor da morte. A partir disso, sua vida tornou-se numa verdadeira desventura. Todavia, depois de algum tempo, o rei Davi faz uma pergunta magnífica. Antes, porém, surge a necessidade de entendermos que Davi é um agente messiânico. O que fez foi resultado do exercício de seu ofício, pois o que tem para oferecer não é seu, mas de Deus. Davi perguntou: “não há ainda alguém da casa de Saul, para que use eu de bondade de Deus para ele?” (2Sm 9. 3). A seguir vem a resposta. “Então, Ziba respondeu ao rei: ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés. E o rei Davi pergunta: “E onde está?” (2Sm 9. 4). E Ziba responde: “está na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar” (2Sm 9. 4). A história que versa sobre a graça que procura enseja algumas lições preciosas:
1) Primeiro, a graça que procura busca o claudicante (2Sm 9. 5). Quando Davi pergunta se existe alguém da casa de Saul, ele não tinha como elemento as virtudes que condicionasse o recebimento da bondade de Deus, porque a bondade não é facultada àqueles que são perfeitos, pelo contrário, a bondade é graça imerecida concedida ao pecador. A resposta de Ziba, todavia, traz uma peja de estigma preconceituosa. Entretanto, aqui o interesse de Davi se robustece ainda mais por aquele que nada merece nem nada tem para oferecer. Davi não apenas procura pelo necessitado, mas ordena que o manco seja trazido à sua presença para receber a bondade. Assim, fica comprovado que a graça que procura também é a mesma que busca aquele que manqueja.
2) Segundo, a graça que procura confere honra ao defeituoso (2Sm 9. 7). Quando o aleijado foi conduzido à presença do rei Davi, assim que se deparou com o rei, estava dominado pelo complexo de inferioridade. Além de amedrontado, Mefibosete havia perdido a verdadeira concepção de sua humanidade. Ele não se reconhece como ser humano, mas como um cão. Entretanto, o rei no exercício de seu ofício, acalenta o seu coração dizendo: “Não temas, porque usarei de bondade para contigo” (2Sm 9. 7). Além disso, o rei diz: “te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu comerás pão sempre à minha mesa” (2Sm 9. 7). Magnífico! Aquele que estivera por muito tempo escondido, vivendo sob o pavor da morte, agora recebe o status honroso de comer à mesa com o rei, juntamente com os seus príncipes e princesas. Note, portanto, que a graça que procura também é a mesma que confere lugar de honra aos defeituosos.
A vida de Mefibosete é uma caricatura de muitas pessoas que também vivem no anonimato, as quais estão escondidas por vários motivos. As razões para viverem camufladas vão desde a opção pessoal até a obrigação circunstancial. Quem sabe as circunstâncias têm obrigado você também a viver longe do convívio de pessoas ou quem sabe o seu pecado tem mantido você distante de Deus. Talvez seja a culpa, o medo, ou quem sabe ambos. Entretanto, assim como em certo dia, a graça fez uma acurada inquirição e alcançou Mefibosete, da mesma forma, a graça procura você, mesmo que os seus defeitos sejam terríveis, pois a bondade de Deus quer lhe fazer bem. A graça pode mudar a sua vida e a sua história.
Saiba que a graça quer trazer os amedrontados e os culpados para o convívio do Rei, para conviver com os seus filhos e filhas. A graça procura porque quer trazer você para a mesa da comunhão e da filiação. Mesmo quando a percepção de si mesmo esteja distorcendo a sua real percepção da sua verdadeira humanidade, a graça afirma que, de agora em diante, você que foi procurado e encontrado, comerá à mesa com o rei. A graça, além de procurar, devolve a sua dignidade que foi perdida. A graça que procura também busca o pecador para lhe conceder lugar de honra junto ao Rei da glória, Jesus Cristo. Agora mesmo a graça te chama, a graça te busca, a graça te alcança para fazer de você um filho amado. Portanto, venha para o Senhor Jesus agora. Não tenha medo nem perca tempo. O dia é hoje. O tempo é agora.

Rev. Fabio Henrique de Jesus Caetano

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.