PALAVRA MAIS ABRAÇO

Palavra mais abraço é o nosso lema, a nossa marca.

Noutro dia ouvi uma história que achei magnífica. Por outro lado, a história é sintomática. Foi um acontecimento verdadeiro. Gostaria de compartilhar com você essa história, a fim de extrairmos algumas lições para a nossa vida enquanto igreja. Contaram-me que recentemente um pastor de uma igreja de nossa denominação foi abordado por uma senhora, que o interpelou com a seguinte pergunta: “Pastor, o senhor sabe por que venho a essa igreja no culto de 18h?” O pastor, então, respondeu: “não, não sei”. Ela então disse: “venho no culto às 18h porque aqui tem Palavra”. Logo a seguir fez uma segunda pergunta: “pastor, o senhor sabe por que saio daqui e vou ao culto das 19h30mim na igreja da qual sou membro?”. E o pastor respondeu: “não, não sei”. E ela prontamente respondeu: “porque lá recebo o abraço”. A mulher sabia quão importante era para a sua vida a Palavra. Porém, considerava que além da Palavra, o abraço também o era.
Como igreja do Senhor Jesus precisamos terminantemente ser reconhecidos como igreja da Palavra. A pregação da Palavra de Deus, assim como o nosso compromisso fiel com exposição da Escritura, deve ser a nossa marca. A Palavra de Deus precisa ter primazia numa comunidade que quer ser reconhecida como igreja de Deus. Uma “igreja” que não prioriza a pregação não deve ser chamada de igreja cristã. Todavia, o abraço numa esfera comunitária da família da fé também é importante. Igreja é formada por pessoas. Pessoas que amam, mas que também precisam ser amadas. Pessoas desenvolvem e têm a capacidade de mostrar a afetividade. Pessoas que gostam e precisam de abraço fraterno.  Portanto, palavra e abraço não são excludentes.  
Como igreja de Cristo queremos ser conhecidos como a igreja da Palavra. Nosso compromisso é pregar a Palavra, andar de acordo com a Palavra, pautar as nossas escolhas conforme o ensino da Palavra de Deus. Nossa missão é anunciar a Palavra. Pregar a Palavra deve ser a nossa insígnia. A igreja Presbiteriana do Guará II, deve ser reconhecida como a comunidade da Palavra. As pessoas da cidade precisam saber que existe uma igreja que está comprometida com a proclamação fiel da Palavra aqui no Guará II. O nosso desejo é que sejamos reconhecidos como pessoas que amam a Palavra do Senhor. Todavia, por outro lado, a igreja também precisa ser conhecida como a igreja do abraço. Somos um povo que prima pelo terno afeto. Afetuosidade também deve ser uma marca presente aqui em nossa igreja. Nosso desejo é que cada membro da igreja de Cristo que aqui congrega desenvolva a capacidade de acolher as pessoas que aqui chegarem.
Gostaria de citar uma porção da Escritura que é muito utilizada pelo povo de Deus, especialmente pelos pregadores. O evangelista Lucas, em Atos 2. 42-47, narra como viviam os crentes da igreja primitiva. Da porção citada, gostamos de frisar o elemento que ressalta a “doutrina dos apóstolos”, entendo que é necessário mesmo fazê-lo, e fazê-lo com veemência e urgência. Contudo, não basta ser uma igreja ortodoxa, a igreja precisa ser também uma “comunidade que também persevere na comunhão, no partir do pão e nas orações”. Precisamos de ortodoxia, mas, ao mesmo tempo precisamos também dos outros ingredientes aqui frisados. A igreja não pode negligenciar a doutrina da pregação da palavra, porém não deve imiscuir-se da ação afetuosa para com os seus membros. A igreja da qual Lucas versa, de fato crescia, mas não apenas por causa da doutrina, crescia por causa do todo. Queremos todo o pacote para a nossa vida, mas, aqui no corpo do texto estamos pontuando apenas duas coisas, para início de conversa: palavra mais abraço.   

Portanto, nosso pleito a Deus é que as pessoas cheguem aqui pela palavra, fiquem pela palavra e pelo o Deus da palavra. Mas, também desejamos que as pessoas sejam abraçadas pelos membros do corpo de Cristo que aqui servem ao Senhor. Somos uma igreja da Palavra, porém somos também uma igreja que abraça. Palavra mais abraço é o nosso lema, a nossa marca.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.