A PERGUNTA DA GRAÇA

Nossos primeiros pais, seduzidos pelo engano da serpente, pecaram.


Nossos primeiros pais, seduzidos pelo engano da serpente, pecaram. Logo a seguir, abriram-se os olhos de ambos. Então, percebendo que estavam nus, se esconderam. A desobediência fez com que nossos primeiros pais perdessem a inocência. Por isso, sentiram vergonha e tiveram medo do Criador. Agora, porém, pesava sobre seus ombros o fardo da culpa. A vida estava marcada pelo vazio da solidão e em seus corações havia uma angústia por causa da ausência de Deus. Por conta da rebeldia, tomaram o caminho da fuga. Contudo, diante de tudo isso, Deus fez a magnífica pergunta da graça: “o SENHOR Deus chamou o homem, perguntando: Onde está você?” (Gn 3:9). Essa pergunta enseja três lições preciosas sobre a graça de Deus:
1) Deus toma a iniciativa de procurar o homem caído. A pergunta feita por Deus demonstra que toda iniciativa em procurar o homem é uma ação divina. A culpa faz com que o homem fuja da presença de Deus. O pecado não somente afasta o homem de Deus, mas também constrói uma grande muralha entre o homem e o seu Criador. Traz consigo efeitos devastadores de caráter pessoal, existencial, emocional e universal. Por isso, a raça humana, a criação e todo o cosmo são afetados. Por causa dele, o homem sofre e a criação geme. O pecado provoca a ruptura de relacionamento, perturba a ordem da criação e traz consequências terríveis para a vida humana. Nesse ínterim, quando o medo, o desespero, a dor, a fuga e a culpa imperam, a voz da graça ecoa com uma magnífica pergunta: “Onde está você?”. Na verdade, o Senhor sabe onde estamos. Ninguém pode se esconder de seus olhos. Ele vê tudo, sabe tudo e conhece todas as coisas. Deus sabe quando, onde e porque nos escondemos. Mas, mesmo assim, Deus faz a pergunta da graça, pois tem prazer em buscar e salvar o perdido. Quando tudo parece estar perdido, o Senhor toma a iniciativa de sair à nossa procura.
2) Deus demonstra interesse pelo homem caído. A pergunta da graça demonstra o interesse que Deus tem pelos pecadores. O pecado mantém o homem longe de Deus. Aliás, o pecado sempre nos priva da comunhão com o Senhor. Isso ocorre porque, diversas vezes, tomamos caminhos que nos conduzem para longe do convívio do amado Redentor. Com isso, evidenciamos a nossa falta de interesse pela presença de Deus, até porque, o engano do pecado endurece o coração e mata a sensibilidade. Entretanto, sempre que perdemos o encanto pela presença de Deus, a pergunta da graça é dirigida aos nossos ouvidos e atinge a nossa consciência, pois a voz divina almeja nos conquistar: “Onde está você?”. A pergunta de Deus feita ao homem é mais do que uma inquirição: é uma real demonstração do intenso amor e profundo interesse de Deus por ele. Deus pode escolher deixar-nos onde e como estamos, porém decide amorosamente nos procurar. Deus se interessa pelo homem, por isso, não o deixa como está nem como merece ficar.
3) Deus deseja restaurar o homem caído. A pergunta da graça é o veemente desejo de Deus restaurar o perdido. A graça de Deus é tanto pedagógica quanto restauradora. Na verdade, a pergunta da graça é perscrutadora: “Onde está você?”. Você precisa de restauração, porém, não tem condição de restaurar a si mesmo. O Senhor convida você para recomeçar, mas para que isso ocorra é preciso apresentar-se diante dele. Deus deseja restaurar-nos, mas é preciso comparecer diante dele para receber aquilo que tanto necessitamos, isto é, o perdão. A cura dos traumas de nossa vida, assim como dos nossos dramas emocionais, passa necessariamente pelo comparecimento à presença de Deus. Só assim, você terá sua vergonha coberta pela justiça de Cristo, o medo substituído pela segurança e a remoção da culpa pelo sangue de Jesus. O resultado do perdão é a paz. Para você que ainda vive sob o pavor da lei, a graça lhe convida para recomeçar. Venha agora mesmo. Não adie a sua decisão. A pergunta de Deus é uma profunda demonstração de seu propósito em restaurá-lo.

A iniciativa, o interesse e o desejo de restaurar o homem são sempre do Senhor, porém, cabe a você responder ao seu chamado. Ele é quem chama, todavia, é você quem deve tomar a iniciativa de aceitar o convite. Deus faz a pergunta, mas cabe a você respondê-la. Se você tem medo e está com vergonha de comparecer à santa e augusta presença de Deus, saiba que ele não despreza um coração quebrantado. Se você ainda está carregando o fardo pesado da culpa, o Senhor lhe pergunta: “Onde está você?”. Se você está ouvindo a voz mansa e suave, porém, toda poderosa, não perca tempo. Saia de seu esconderijo existencial e compareça diante de Deus para receber alívio, graça e perdão. O Senhor tem prazer em receber os seus filhos para oferecer-lhes o banquete do seu perdão.

Um comentário:

Unknown disse...

Eu queria ressaltar e parabenizar o texto apresentado em defesa da fé verdadeira, mas eu gostaria de fazer uma colocar do poder restaurador de Deus do Criador Ele é divinamente singular na vida do homem natural. Cabe a este homem responder o chamado irresistível do Deus justo e verdadeiro; demostrando arrependimento e fé na pessoa do Deus redentor; o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.Portanto, se não houver uma ação do Deus Espirito Santo no coração deste homem, jamais ele consiguirá responder este chamado.

Em Jesus Cristo,

Marcos José Santos Silva.

Tecnologia do Blogger.