GRATIDÃO, VONTADE DE DEUS PARA VOCÊ

“Em tudo, dai graças [...]” (1Ts 5:18).

O apóstolo Paulo, antes de finalizar a sua primeira carta aos tessalonicenses, imprime o tom imperativo sobre os deveres da igreja de Cristo. Dentre alguns deveres, a igreja é instada a dar graças ao Senhor Deus. Assim diz a Escritura: “Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1Ts 5:18).  Aqui, algumas verdades são ensinadas:

1) Primeiro, a gratidão deve ter caráter pleno. A maioria das pessoas reduz o motivo de gratidão ao aspecto positivo. Faz parte de nossa natureza reconhecer, de maneira grata, somente aquilo que classificamos como sendo bom. Parece estranho agradecer a Deus por aquilo que não aconteceu, por aquilo que foi ruim ou por aquilo que não foi concretizado no tempo que planejamos. Somos levados a pensar que devemos ser gratos apenas por situações positivas. Raramente assumimos diante do Senhor que temos gratidão pelas coisas que não aconteceram nem por situações adversas que ocorrem, especialmente por aquelas que impingiram em nossa alma algum tipo de sofrimento. Todavia, a palavra de Deus desafia o nosso coração a ser grato por tudo. A gratidão de acordo com o ensino bíblico deve acontecer de modo pleno. O texto diz: “Em tudo, dai graças [...]” (1Ts 5:18). Tudo envolve o tudo que aconteceu assim como o que não aconteceu; bem como as coisas boas e ruins que foram experimentadas na caminhada. Tudo é tudo mesmo. Tudo é tudo sem exceção. Tudo é pleno. Você deve ser grato por tudo.

2) Segundo, a gratidão é uma reivindicação de Deus. Algumas vezes, não é incomum ficarmos confusos sobre a vontade de Deus, sobre certas coisas, para a nossa vida. Quanto à gratidão, entretanto, a vontade de Deus é plenamente clara. Ninguém pode dizer que não sabia, pois, a clareza da Escritura é inconfundível. Sobre algumas matérias o cristão pode até falar que tem dificuldade de entender ou saber qual seja a vontade de Deus. Todavia, qualquer pessoa ao ler ou ouvir a leitura do texto supracitado, sabe que Deus reivindica de seu povo a gratidão. De sorte que, não sê-lo, constitui em pecado. Não ser grato é uma rebeldia. Deixar de agradecer é um ato de desobediência intencional daquele que sabe qual é a vontade de seu Senhor, porque a palavra é direta e clara: “Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus”. A gratidão é vontade de Deus revelada para a sua vida. Deus exige que você seja grato. Determina que você agradeça-o em toda a situação por tudo. 

3) Terceiro, a gratidão deve acontecer por intermédio de Cristo. Não basta ser grato por tudo nem saber que existe uma vontade expressa para tal atitude. Agradecer por tudo sem parcialidade, assim como acatando obedientemente a vontade daquele que elaborou o preceito, sem dúvida alguma é muito bom. Porém, não é suficiente, porque, além disso, é preciso fazê-lo por intermédio do meio apropriado. A gratidão plena, tendo como base a vontade de Deus Pai, só é aceita quando oferecida por meio da pessoa gloriosa e bendita de seu Filho. Jesus Cristo é o único pelo qual nossa oferta é acolhida como aroma suave. Diz a palavra: “Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1Ts 5. 18). Você precisa entender que nada nem ninguém podem fazer com que nossa gratidão seja aceita fora de Cristo. Em Cristo somos aceitos, somos amados e somos recebidos. Só Jesus Cristo é o único que pode fazer com que a nossa gratidão seja uma verdadeira oferta de louvor a Deus.   

Hoje, chegamos a mais um fim de ano. Foi um ano turbulento. Foi um ano difícil. Foi um ano de crise aguda. Por certo, muita coisa que você gostaria que acontecesse não aconteceu. Muitos planos não se concretizaram. Projetos ficam emperrados. Situações complexas vieram de surpresa. Entretanto, o estimulo para a gratidão não é o que sentimos nem as realizações de nossos sonhos. A motivação para a gratidão é vontade de Deus. Portanto, seja grato por tudo, seja grato porque Deus quer, seja grato, mas sem se esquecer que só por intermédio de Jesus Cristo é possível e aceitável. Diga de todo o seu coração: “Senhor, sou grato a ti por tudo”. Em o nome de Jesus. Amém!   



Um comentário:

Unknown disse...

Excelente palavra sobre gratidão. Sou grato a Deus por sua vida. Grande abraço.

Tecnologia do Blogger.