A GRAÇA DA PROVAÇÃO

Texto Bíblico: “Sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.” (Tg 1.3).

Diferente daquilo que muitos dizem, a provação não é falta de fé nem a evidência de vida pecaminosa. A provação é um instrumento pedagógico. Há coisas na vida cristã que só são aprendidas mediante tribulações. A provação é a fornalha de Deus para robustecer a nossa fé. Tribulação não é sinônimo de desamor nem falta de compaixão de Deus. Enquanto a tentação quer nos levar para longe de Deus, a provação quer nos trazer para perto do Senhor.

A tentação visa enfraquecer-nos; a provação tem por finalidade fortalecer-nos. A tentação mina nossa fé, a provação a fortalece. Uma quer fazer com que violemos a lei de Deus, a outra que aprendamos a amar a sua lei. Ninguém que tenha passado pela provação chegou do outro lado desfalecido. Pelo contrário cruzou a faixa mais forte do que nunca.

Tiago ensina que o cristão deve se alegrar com a provação. A provação produz resultados maravilhosos. Pela tribulação aprendemos o caminho da perseverança e ficamos com o tanque cheio de esperança. A provação é como um treinador que nos prepara para os grandes embates da vida.

Oração: Amado Senhor, transforma-me por intermédio das dificuldades. Concede-me a paciência e a perseverança necessárias em meio às lutas e ensina-me através delas. Em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.