sábado, 22 de fevereiro de 2014

O CANAL DA GRAÇA

Texto Bíblico: “Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.” (Jo 1.17).

Moisés e Cristo são canais da revelação. O primeiro é o canal por meio de quem veio a lei, o segundo é o canal da graça. De acordo com a Bíblia, a lei é santa, justa e boa. Embora tenha esses adjetivos, não tem poder para transformar o pecador. A lei faz o diagnóstico preciso sobre a situação do homem, mas não pode curá-lo. Só a graça pode curá-lo da enfermidade.

A lei revela que temos um tumor alojado na alma e somente a graça tem o bisturi para removê-lo. A lei é o padrão de conduta para o homem, porém, só a graça endireita o comportamento. A lei exige tudo do homem, a graça demonstra que tudo vem de Deus. A voz da lei afirma que quem pecar morrerá, a voz da graça ecoa: quem crê naquele por meio de quem veio a graça, passa da morte para a vida.

A tônica da lei diz que todos estão debaixo da maldição, a graça diz que todo aquele que crê em Jesus Cristo não entra em juízo. A lei afirma que o salário do pecado é a morte, a graça grita mais alto dizendo que o presente de Deus em seu Filho Amado é a vida eterna. A lei provoca desespero, a graça traz esperança.

Oração: Deus bendito, tenho tentado viver uma vida eticamente correta por meus próprios esforços. Neste momento, porém, declaro minha total dependência da tua graça. Em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário: