NÃO TENHA MEDO

NÃO TENHA MEDO

Você já teve medo? Você tem medo? Eu já tive medo. Na verdade, Eu tenho medo. O medo pode ser uma anomalia psíquica. A síndrome do pânico é um exemplo disso que estou lhes falando. Muitas pessoas têm medo porque estão doentes. Nesse caso, elas precisam ser clinicadas. Portanto, o medo pode ser mau, mas também pode ser bom. Algumas vezes o medo é um excelente aliado, pois funciona como instrumento preventivo. Outras vezes ele pode ser extremamente nocivo, pois pode nos paralisar e fazer com que fiquemos travados, mobilizados e completamente dominados.


O medo assalta todas as faixas etárias, todas as classes sociais e níveis intelectuais. Mulheres têm medo, mas os homens também o têm. Crianças têm medo e adultos também. Os incrédulos têm medo, os crentes também. É certo que todos nós já fomos assaltados pelo medo ao menos uma vez. Se você ainda não foi não fique triste, pois sua vez ainda chegará. Além disso, existem vários tipos de medos. Por exemplo: tem pessoas que tem medo da velhice. Outras têm medo de ficarem enfermas. Existem pessoas que tem medo dos filhos serem tragados pelo mundão. Medo de ficarem sozinhas. Tem gente que tem medo do futuro. Medo de escassez. Medo de fracassar. Medo de se decepcionar e de decepcionar as pessoas. Medo de ficar sozinha. Medo da solidão. Medo da morte e medo de morrer. Têm pessoas que tem medo de admitir que tem medo. E ainda existem pessoas que têm medo de ter medo.


Existem muitas pessoas que já foram dominadas pelo medo e outras que ainda são. A bem da verdade é que: Gente tem medo. Os descendentes de adão têm medo. Seres humanos são assaltados pelo medo. O SENHOR é sabedor do nosso medo, por isso Ele diz: “Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi, chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o SENHOR, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador” (Is 43. 1-3a). Ora, Deus não falaria desta forma com o seu povo, se este não estivesse sujeito ao medo. O Senhor conhece cada um de nós. Ele sabe que ficamos amedrontados por diversas razões, situações e circunstâncias. Contudo, o Senhor quer que fiquemos seguros. Ele deseja que sejamos crentes sóbrios e seguros quanto ao medo. Como o Senhor faz isso? Sobre qual fundamento? Por que não precisamos ter medo? Há diversas razões, mas quero destacar à luz desta porção da Escritura mencionada quatro, a saber:

1) Porque você foi redimido (a) pelo SENHOR. “Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi”. O SENHOR Deus é uma pessoa que se comunica. Ele fala. Deus nos fala por meio da sua Palavra. O Deus que fala é também o Deus redentor. Ele nos redimiu na pessoa do seu bendito Filho, Jesus Cristo. Note que a primeira razão está ligada a um fato histórico. Não tenha medo, o Deus de amor e redentor te ama. Ele é digno da sua confiança, pois entregou o seu único Filho para te resgatar da perdição eterna. Além disso, não tenha medo.

2) Porque você foi chamado (a) pelo SENHOR. “Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi, chamei-te pelo teu nome”. Foi o Senhor quem te remiu e te chamou. Deus te conhece. Ele te chama pelo nome. O Senhor sabe quem é você de modo exaustivo, profundo, pessoal e particular. O Senhor Deus sussurra o seu nome. Foi ele quem te chamou. Não tenha medo.


3) Porque você pertence ao SENHOR. “Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi, chamei-te pelo teu nome, tu és meu”. Acho maravilhoso essa forma como Deus nos fala: “tu és meu”. Amo essa verdade. Gosto de saber que pertenço ao Senhor. Você é propriedade particular de Deus. Ele te comprou com o sangue precioso do cordeiro. Você foi comprado (a) não com os metais preciosos que conhecemos: prata ou ouro, mas com o sangue de Cristo. Essa verdade tem relação com o pacto que o Senhor fez conosco. Ele é o nosso Deus e nós o seu povo. Quem pertence o Senhor Deus está escondido (a) em Jesus. Não tenha medo.

4) Porque você é acompanhado pelo SENHOR. “Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi, chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti”. É maravilhoso saber que Deus está conosco em toda e qualquer situação. Sua presença é real é produz segurança. Seu auxílio é verdadeiro e poderoso. Sua companhia é fiel e consoladora. As águas existem, os rios também e de igual forma o fogo. O SENHOR não nos promete isenção acerca das situações difíceis, mas nos assegura a sua presença.

Concluo lhe fazendo algumas perguntas: você tem medo? Qual é o seu medo? Quem sabe você esteja enfrentando agora mesmo uma situação amedrontadora? Se essa for a sua situação: Conte com o Senhor. Busque a sua face agora mesmo. Medite em suas promessas. Olhe para os seus feitos na história, e, sobretudo em seu favor. Não tenha medo. Que o SENHOR seja a sua segurança. Que presença SENHOR afugente o medo que tem lhe assaltou. Que o medo que há em você seja substituído pela coragem. Não tenha medo.

Um comentário:

Gilberto lenadro disse...

estava lendo a respeito do assunto quando me deparei com esta mensagem,falou muito ao meu coração e acrescentou mais a minha fé,coragem e confiança no Deus Todo Poderoso; um forte abraço e que Deus continue te abençoando, fica na paz...

Tecnologia do Blogger.