ENFRENTANDO AS CRISES DENTRO DO PROJETO DE DEUS

ENFRENTANDO AS CRISES DENTRO DO PROJETO DE DEUS
As crises fazem parte da história da humanidade. Elas surgem tanto para o crente fiel quanto para o iníquo, homem que não teme a Deus. Na verdade, elas não fazem acepção de pessoas. Todas as faixas etárias e classes sociais estão na “mira” ou sujeitas às crises. Assim como o sol nasce sobre maus e bons e as chuvas vem sobre justos e injustos, da mesma forma, as crises chegam para todos. O ensino bíblico é fértil acerca de homens e mulheres fiéis a Deus, mas que enfrentaram crises duríssimas e agudas. Vários servos do Senhor foram assaltados por elas. O patriarca Abraão as enfrentou. Logo após o seu chamado, Abraão deparou-se com uma crise generalizada (Gn 12. 1-10). Seu filho, Isaque, também não escapou das crises (Gn 26) e tantos outros. Portanto, equivocam-se aqueles que ensinam sobre a ausência de crise na vida cristã.
As crises aparecem de diversas formas, em vários tamanhos e com dimensões diversificadas. Existem muitas maneiras de enfrentar as crises. Podemos enfrentá-las com os olhos fitos no Senhor, ou fazer de conta que elas não existem, ou ainda nos esquivarmos delas, mas nem sempre é possível tomar a terceira decisão. Vejamos à luz do texto da Escritura como enfrentar as crises dentro do projeto de Deus.
1) Obedeça aquilo que Deus ordenou (Gn 26. 1- 3, 6).
“Sobrevindo fome à terra, além da primeira havida nos dias de Abraão, foi Isaque a Gerar, avistar-se com Abimeleque, rei dos filisteus. Apareceu-lhe o SENHOR e disse: Não desças ao Egito. Fica na terra que eu te disser; habita nela ...” (Gn 26. 1-3a). O texto continua e diz: “Isaque, pois, ficou em Gerar” (Gn 26. 6). A luz do Livro de Gênesis esta era a segunda crise mundial. A crise era assoladora. A fome imperava por todos os lados. A morte era vista à distancia. O solo rachado pela sequidão da estiagem de chuva estava permeado de esqueletos de animais. Em meio à crise Deus apareceu a Isaque e lhe falou. Na verdade, Deus lhe deu uma ordem: “Não desças ao Egito. Fica na terra que eu te disser; habita nela ...”. Isaque ficou onde Deus mandou.
Quantas vezes tomamos decisões em nosso coração sem antes conhecer ou consultar a vontade de Deus. Os atalhos não se coadunam com o projeto do Senhor para nossa vida. As crises colocam em nosso caminho muitas encruzilhadas, mas nestas situações o melhor caminho a seguir não é o largo. As crises devem ser enfrentadas dentro do plano de Deus. A obediência é o caminho da vitória em tempos de crises. O coração de Isaque já havia tomado uma decisão, descer para o Egito, mas o decreto de Deus o fez mudar de rota.
2) Confie naquilo que Deus prometeu (Gn 26. 2-4).
“Apareceu-lhe o SENHOR e disse: Não desças ao Egito. Fica na terra que eu te disser; habita nela, e serei contigo e te abençoarei; porque a ti e a tua descendência darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a Abraão, teu Pai. Multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e lhe darei todas estas terras” (Gn 26. 1-3). As crises têm funções pedagógicas. Elas forjam o nosso caráter. Elas robustecem a nossa fé. Mas, também elas não duram para sempre. Deus deu uma ordem imperativa a Isaque, mas também lhe fez uma promessa gloriosa. Isaque tinha a crise em sua volta, por outro lado, ele tinha a promessa de Deus.
As crises nos amedrontam, roubam nossa paz, ofuscam a nossa esperança e abalam a nossa fé. O herdeiro da promessa estava diante de um dilema. Ele tinha a opção de descer para o Egito sem a presença de Deus ou ficar na terra da crise com a presença e a promessa do Deus que não pode mentir. As crises devem ser enfrentadas com confiança naquilo que Deus prometeu. Isaque obedeceu a determinação de Deus. Isaque confiou na promessa de Deus. Por causa disso, ele tornou-se um homem bem sucedido no meio do deserto. Na mesma terra em que havia crise, Isaque semeou. Na mesma terra que imperava a morte, Isaque colheu em abundância. Na mesma terra que havia crise, a mão do Senhor o abençoava. Porque Isaque obedeceu a voz de Deus, o Senhor o abençoou (Gn 26. 12). Porque Isaque confiou na promessa de Deus, Deus o fez um homem próspero e rico (Gn 26. 13).
A crise enfrentada por Isaque era de fome. Talvez a sua crise seja outra. Quem a sua crise seja no casamento. A sua vida conjugal está a beira de um colapso. Talvez a sua crise seja física. A sua saúde está fragilizada por alguma enfermidade incurável aos olhos humanos. Há tantos tipos de crises que poderíamos destacar, mas ninguém melhor do que você para destacar com precisão a sua realidade. Seja qual for a sua crise, não negocie a suas convicções, não negue a pessoa de Deus e sua Palavra e continue crendo em suas promessas. Deus quer que os seus filhos e filhas o obedeçam e creiam nas suas promessas. A vitória em tempos de crises passa pela via da obediência e da fé. Enfrente suas crises dentro do projeto de Deus. Obedeça ao Senhor e confie em suas fiéis promessas. Ah! Saiba de uma coisa: as crises não duram para sempre. Elas tem começo, mas também tem um fim.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.