O Mundo dos Homens

O Mundo dos Homens

O Salmo 116 é belíssimo. Ele é um Salmo de ações de graças pelas inúmeras respostas às orações do salmista, bem como pelos vários livramentos. O versículo mais conhecido dele é o doze. Porém, quero destacar a expressão do verso nove, que diz: “Andarei na presença do SENHOR, na terra dos viventes”. Vamos considerar a priori, a declaração: “terra dos viventes”, a qual chamarei de agora em diante de “mundo dos homens”. Nele temos história para contar. Nele fazemos história e posteriormente viramos história.
“No mundo dos homens” experimentamos toda sorte de experiências. Nele somos circunstancialmente cercados pelos laços de morte. Não raras vezes somos dominados por angústias, as quais nos sufocam, apoderam-se de nós, e nos atrofiam e nos tiram o fôlego. Ah! Na “terra dos viventes” tropeçamos e caímos em profundas tristezas, e tripulações, e porque não dizer, em agudas depressões. Há choro, desânimo, enfraquecimento, abatimento, frustrações, decepções e falta de esperança. A prostração parece inevitável.
“No mundo dos homens”, fé e aflição se misturam. Perturbação e mentira andam lado a lado. O conflito existencial existe em toda em qualquer situação, em todos os aspectos e dimensões. A crise se instala a todo o momento, em todos os homens: brancos e negros, pobres e ricos, analfabetos e intelectuais. É uma verdadeira complexidade, entre fé e desespero.
Mas, nem tudo é ruim no mundo dos homens. Estamos em nosso mundo, em nosso planeta. Somos gente, não somos alienígenas, somos seres humanos, caídos é verdade. Por isso, existe essa miscelânea de fé e tormenta. De convicção e incerteza. De sofreguidão e expectativa. De amor e ódio. De voz de súplica e cânticos de louvor.
Contudo, diante de tudo isso é importantíssimo frisa que, “no mundo dos homens” somos assistidos pelo Deus Vivo. Somos contemplados pelo Deus compassivo e misericordioso. Ele ouve a voz do aflito e abatido. Ele se inclina para ouvir nossas súplicas.
A intervenção de Deus é totalmente possível no mundo dos homens. O salmista afirma que a experimentou: “[...] e ele me salvou. Pois livraste da morte a minha alma, das lagrimas, os meus olhos, da queda os meus pés. [...] quebraste as minhas cadeias” (116. 6, 8, 16). Mesmo em face das turbulências enfrentadas ou vividas no mundo dos homens, o conselho é: “Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o SENHOR tem sido generoso para contigo” (116. 7).
Por fim, no mundo dos homens é importante reafirmar as convicções, tomar decisões e renovar os votos. Quanto às convicções, diz o salmista: “[...] invocá-lo-ei enquanto eu viver. [...] e invocarei o nome do SENHOR” (Sl 116. 2, 13, 17). Já com respeito às decisões, nós as fazemos o tempo todo. Mas, a mais importante é esta: “Andarei na presença do SENHOR, na terra dos viventes” (116. 9). Nenhuma outra é mais admirável do que esta. Finalmente, os votos são importantíssimos. Embora a palavra tenha sido esvaziada e desgastada ao longo dos anos, no entanto, é mister recobrar o verdadeiro sentido dos votos. O salmista assume esta postura ao afirmar: “Cumprirei os meus votos ao SENHOR, na presença de todo o seu povo” (Sl 116. 14, 18).
Qual é a sua situação hoje no mundo dos homens? Você está cercado? Aflito? Perturbado? Angustiado? Atribulado? Triste? Sejam quais forem as suas crises, Deus pode revertê-las. Ele pode tornar vales áridos em mananciais. Porém, você precisa invocá-lo. Foi isso que o salmista fez por ocasião de sua crise: “Então, invocarei o nome do SENHOR: Ó SENHOR, livra-me a alma” (116. 4). No mundo dos homens Deus pode intervir. Ele se importa conosco. No mundo dos homens vivemos e morremos, mas nele também experimentamos o milagre da salvação e do livramento de Deus.

16 comentários:

Unknown disse...

Olá, meu grande amigo e ex-vizinho Fábio.
Eu tenho feito eco à pergunta do rei Davi: Que darei ao Senhor por todos os benfícios para comigo? Deus de fato tem nos feito alvo de seu amor de tal forma que é impossível recompensá-lo. Mas fica a linha que Davi nos ensina, a fidelidade e o amor contínuo ao Senhor. E tenho visto isso em você, meu brother. Belo texto, e que seja verdade em nossas vidas na caminhada para a glória. Grande abraço, e parabéns!
Jefferson - São Paulo

Anônimo disse...

Olá pastor,que bela matéria o senhor escreveu.Deus é mesmo maravilhoso pois hoje a minha devocionao foi esse abençoado salmo.Louvo a Deus por sua preciosa vida e desejo que assim como o salmista Davi o senhor tenha sempre um coração grato a Deus.Parabéns!No amor de Cristo Jesus:Rita Lira - Vitória - ES

Profª Hed disse...

Amei o txto sobre a FÉ.
Realmente é um argumento benéfico,que só serão contemplados pelos que exercitam a sua própria fé.
A fé é um conhecimento teológico.
Portanto a bíblia nos respalda:
A fé remove montanhas!
A fé é ação!É movimento reflexivo.
Com carinho...Profª Hedlamar

Fábio Henrique disse...

Rita, obrigado pelas palavras. Vc e o Tião São bênçãos em nossas vida. Amamos vcs,

Lic. Fábio Henrique

Fábio Henrique disse...

Hed, que bom que vc gostou. Olhe, tenho apreciando bastante tb os seus textos. O seu blog faça parte dos meus favoritos. Obrigado. Abs, em Cristo, o Senhor e Salvador da Igreja,
Lic. Fábio Henrique

Denise Vasconcelos disse...

Ei Fábio. Que alegria acompanhar seu desenvolvimento pastoral. É bom ver a fidelidade e intervenção divinas em sua vida, como mencionados na matéria "Mundo dos homens". Parabéns pelo trabalho. Os artigos estão escritos de forma competente e o blog com um visual elegante. Deus continue te enriquecendo de sabedoria, graça e humildade. Em Cristo, Denise

Valério Nascimento disse...

Fábio o seu texto é interresante para contrapormos o divino e o humano. No humano as incertezas são terríveis. No Divno não há de forma alguma incertezas, mas uma total segurança.Descansamos na confiança no fato que a nossa vida está escondida em Deus, O Divino.

Unknown disse...

É verdade meu irmão... nós também não estamos isentos de tristezas, só que a diferença é que nós temos Jesus do nosso lado para nos livrar e nos dar a vitória. Nem sempre Ele nos livra da fornalha, as vezes nos livra na fornalha, mas sempre nos livra e guarda não importa como. Palavra muito oportuna, passei por isso, já me senti rejeitado por Deus, o curioso é que, sou tão incrédulo que, quando pensei que Deus estava ausente, na verdade Ele estava muito presente, trabalhando, segurando minha mão. A verdade é que Deus é misericordioso e não merecemos seu amor.

Unknown disse...

O Deus que intervem na história..o Deus que se encarnou, por mim, por você, este é o Deus que devemos honrar mano Fábio, e este texto traz isso a nossa mente: Deus está no controle na terra dos viventes!Que Deus ti abençoe, sempre! Abraços do seu amigo Cristiano.

Unknown disse...

O que é a fé senão um dom ??? Pequena ou grande não deixa de ser um dom. Sem fé, de que adiantaria viver? Nem a esperança pode se desagregar da Fé. A Fé sem a esperança morre e vice-versa. Mas afinal, pra que e por quê passamos por tantas dificuldades, tribulações, tristezas, depressões, angústias? Pq simplesmente Deus não acaba com elas e nos deixa ser felizes na "terra dos homens"? Muito simples: pra que saibamos que Ele está no controle da situação e de todas as coisas. Pra que saibamos que D'ele vem o socorro e pra que dependamos de sua graça e recebamos a misericória do Senhor. Então, pense comigo: Ao invés de pedirmos a Deus que nos tire ou nos livre de certos sentimentos, não seria melhor, talvez, agraescermos ao Senhor pelo sofrimento pois ele é o que nos leva a dependência de Deus? Pra que reconheçamos que só Ele pode resolver nossos problemas e nos encher de uma verdadeira alegria e felicidade??? Pense nisso...

Grande abraço Fábio. Deus te abençoe irmãozão !! Meu pastor virtual. hahahahaa. Em Cristo, de sua ovelha virtual!

Fábio Henrique disse...

Luciana, esta é a segund vez que vc comenta em nosso Blog. Olhe, tenho apreciado os seus comentários sobre os textos. Obrigado. Mais uma coisa: é um prazer tê-la como ovelha virtual. Deus lhe abençoe abundantemente.

Lic. Fábio Henrique

FABRÍCIO MOURA disse...

OLÁ PASTOR FÁBIO,
QUE PALAVRA MARAVILHOSA PARA OS NOSSOS DIAS. EM TEMPOS DE AFLIÇOES TEMOS UMA PROFUNDA NECESSIDADE DE VER O AGIR DE DEUS EM NOSSAS VIDAS, E ESTE SALMO É REALMENTE UMA PALAVRA DE VITÓRIA PARA OS QUE CONFIAM NO SENHOR EM TODAS AS CIRCUNSTANCIAS DA VIDA. QUE A GRAÇA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, O AMOR DE DEUS E AS CONSOLAÇOES DO ESPIRITO SANTO SEJA SOBRE SUA VIDA.
SEMINARISTA FABRÍCIO MOURA - CIANORTE-PR

claudio salvador disse...

Quando lemos uma matéria que parece estar acontecendo conosco na realidade é muito proveitosa , e esta matéria falou muito ao meu coraçao , estou podendo tirar muito proveito dela . Obrigado pastor FÁBIO .

jdbrites disse...

Pr. Josué de Brites. “Andarei na presença do SENHOR, na terra dos viventes” (116. 9). Santo Fábio, homem de Deus, acredito que é isso mesmo. Nós cristãos vivemos nestes dois mundos, o dos homens e no de Deus. somos cidadãos terrenos e também estamos assentados com Cristo nas regiões celestiais. Achei o seu artigo muito atual, relevante, consolador, realista, pastoril, verdadeiro e de grande auto-ajuda para os que choram ou enfrentam os desertos destas paragens daquém da Eternidade. Eu sei que em breve o Senhor Jesus enchugará dos nossos olhos toda a lágrima, mas que também quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo trazendo os seus feixes e mais, as nossas lutas, dores, tribulações e o nosso trabalho no Senhor, nunca, jamais é vão. Deus vela por nós. Parabens, santo.

jdbrites disse...

Pr. Josué de Brites. “Andarei na presença do SENHOR, na terra dos viventes” (116. 9). Santo Fábio, homem de Deus, acredito que é isso mesmo. Nós cristãos vivemos nestes dois mundos, o dos homens e no de Deus. somos cidadãos terrenos e também estamos assentados com Cristo nas regiões celestiais. Achei o seu artigo muito atual, relevante, consolador, realista, pastoril, verdadeiro e de grande auto-ajuda para os que choram ou enfrentam os desertos destas paragens daquém da Eternidade. Eu sei que em breve o Senhor Jesus enchugará dos nossos olhos toda a lágrima, mas que também quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo trazendo os seus feixes e mais, as nossas lutas, dores, tribulações e o nosso trabalho no Senhor, nunca, jamais é vão. Deus vela por nós. Parabens, santo.

Cristiano Nascimento disse...

Fábio.

Obrigado por sua visita ao meu blog.

Vejo que no Fé e Argumento há muitos textos interessantíssimos e reflexões profundas.

Deus continue abençoado você e os outros colaboradores.

Fique na paz

Cristiano

Tecnologia do Blogger.